Postagens populares

sábado, 17 de dezembro de 2011

Buracos-negros obesos do passado


Buracos-negros mais recentes são gigantes porque precisam ser alimentados por alguma coisa. Os buracos-negros observados têm um tamanho semelhante às galáxias que os circundam, já que precisam consumir alguma coisa. Mas os mais antigos, que nem tinham tanto alimento assim, são os maiores já catalogados. Como explicar?
O universo logo após o Big-Bang era um tanto diferente do atual. As galáxias eram mais espaçadas e menores do que são hoje, assim um buraco-negro não teria como consumir tanta energia quanto hoje de forma a aumentar sua massa e crescer.
Hoje os buracos-negros gigantes são feitos a partir de colisões galáticas. Desta forma duas galáxias imensas formam um buraco-negro imenso. Mas isso era mais raro no começo do universo, já que as galáxias eram menores e estavam mais distantes umas das outras.
Através de simulações em computadores chegou-se à conclusão que os buracos-negros de antes eram alimentados puramente de gás. Hoje, gás frio vai ao centro do buraco-negro, mas no meio do caminho colide com outro gás. Temporariamente ele se aquece e diminui de tamanho.
Isso não acontecia no começo do universo: o gás fluía diretamente para o centro dos buracos-negros, o que permitiu que eles “engordassem” mais rápido que os atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário